As pessoas tem percebido que cuidar do corpo em partes não é eficaz ou produtivo. Tudo está ligado e quando adoecemos de uma parte as outras também sentem. Da mesma forma que não podemos separar nosso corpo em pedaços na hora de pensar em saúde integral, também não podemos achar que podemos nos separar da natureza e cuidar apenas de nós mesmos. A saúde de verdade precisa passar também pela saúde do planeta, afinal, somos parte deste organismo vivo que é a natureza e de nada adianta cuidar apenas de si para viver 200 anos se em pouco tempo a terra estiver doente e não propiciar mais o clima e alimento que precisamos.
Entre as tantas idéias de sustentabilidade, me deparei com uma divertida e simples que pode literalmente transformar alguns cantinhos por onde passamos. Que tal colorir o mundo? A idéia das “bombas de semente” é simples:
1- Procure sementes propicias ao ecossistema onde você vive. Evite pragas, plantas frágeis ou espécies de outras regiões. Grama, árvores, arbustos, temperos, alimentos…
2- Coloque as sementes de molho em água com nutrientes para plantas ou faça seu “chá de composteira” batendo restos de alimentos puros (vegetais, frutas, casca de ovos sem sal, gordura ou temperos) com água. Deixe durante a noite. Descarte as sementes que estiverem boiando na manhã seguinte.
3- Procure um pouco de terra fértil de caráter argiloso, que possa formar bolas ou faça pacotes com embalagens biodegradáveis (papel, caixas ou meia-calça de puro algodão) e encha com terra e sementes. Deixe secar envolto em folhas de jornal por 24 horas.
4- Outra opção é encher uma forma de gelo até a metade com terra bem molhada, colocar 2 ou 3 sementes em cada quadradinho e depois completar com terra. Quando estiver congelado, colocar uma fina camada do “chá de composteira” ou água com nutrientes vegetais e congelar novamente. Retirar os quadradinhos e usá-los em seguida.
4- Jogue ou enterre as “bombas” em locais desmatados que você gostaria de colorir. Você pode andar com um saquinho no carro e jogá-las quando encontrar uma área desmatada, plantar arbustos frutíferos em um local por onde passa frequentemente, plantas comestíveis em uma região carente…ou o que mais a imaginação mandar!
