Lembre-se do essencial

newborn-photography-ideasUm exercício rápido: cite cinco coisas sem as quais você não vive.

Não existe resposta certa, a verdade é que poucas pessoas pensam em funções básicas como comer, beber, dormir e respirar. Nossa existência se tornou tão complexa e os fatores estressores são tantos que esquecemos dos nossos instintos e necessidades primitivas. E eles fazem toda a diferença.

Respirar é algo que já nascemos sabendo fazer, e depois desaprendemos. Observe um bebê respirando. A barriguinha sobe e desce serenamente enquanto o pulmão se expande. Então crescemos e começamos a respirar rápido, temos pressa, quantas pessoas dizem: “não tenho tempo nem para respirar!”. E é a triste realidade: não sabemos e muito menos pensamos em respirar.

A respiração é um calmante potente. Quando respiramos rápido e expandimos pouco o pulmão, nossa pressão se eleva, os níveis de stress aumentam e nosso foco diminui. Lição básica do primeiro grau da escola: falta oxigênio e sobra gás carbônico por toda a parte. Agora pare para pensar sobre isso: um cérebro sem oxigênio, um coração com pouca oxigenação… são péssimas idéias, não? Em um momento rápido todo mundo sabe que isso resulta em tragédia mas a longo prazo o problema é o mesmo, só que vem aos poucos.

Crenças e hábitos à parte, o Yoga traz exercícios de respiração extremamente úteis que deveriam ser inseridos no nosso dia-a-dia. Expandir a caixa torácica, soltar o diafragma e limpar as narinas. Coisas básicas e simples que podem fazer muita diferença. Existem diversos vídeos na internet mostrando como executar estes exercícios, alguns são para dar mais ânimo, outros para acalmar.

Agora mais um exercício: da próxima vez que você estiver levando um xingão do chefe ou discutindo uma relação tente lembrar de respirar. Conte até 6 enquanto inspira e mais 6 para expirar. Parece bobagem mas é bem difícil. No fim você não terá se incomodado muito com o xingão e nem evoluído na discussão, até porque precisou se concentrar na respiração, então não prestou muita atenção a coisas negativas. Talvez pareça um maluco de tão calmo…mas sua saúde física e mental agradecem por esse tipo de insanidade. E se alguém reclamar que você está respirando, quem é o maluco?

Deixe um comentário