As farinhas alternativas ao glúten muitas vezes são bastante tóxicas e altamente processadas. Um estudo recente demonstrou níveis muito altos de arsênico em pessoas que consumiam farinha de arroz com frequência.
Entre as farinhas alternativas saudáveis e naturais: amêndoas, semente de girassol, côco, mandioca… No exterior, a farinha de mandioca é difícil de encontrar, cara e concorrida. Natural, saudável e cheia de fibras, essa farinha é um coringa delicioso, fácil e barato aqui no Brasil e pode ser usada para diversas receitas.
A receita abaixo é de uma massa versátil que pode ser feita como pizza, lasanha, canneloni…
1 e 1/2 xícara de farinha de mandioca (subtipo fina)
1/2 xícara de polvilho doce
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 ovo
Um pouco de água
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes exceto a água. Vai se formar uma massa seca. Acrescente água muito lentamente para formar uma massa homogênea.
Pizza: unte uma forma redonda, coloque um pouco de farinha de mandioca polvilhada no fundo e abra a massa deixando-a com aproximadamente 1 cm de altura. Adicione molho e recheio à gosto. Asse em forno pré-aquecido a 230 graus por aproximadamente 15-20 minutos.
Lasanha: divida a massa ao meio e abra cada metade em uma bancada bem limpa com farinha polvilhada até ficar bem fina (aproximadamente 0,5cm)- com ajuda de um rolo de macarrão é mais fácil. Monte intercalando com o recheio de sua escolha (recheio, massa, queijo, recheio, massa,queijo). Asse em forno pré-aquecido a 230 graus por aproximadamente 15-20 minutos. Dica: use um recheio com molho líquido, ele se misturará com a massa e ficará mais cremoso.
Macarrão, cannelloni, ravioli, etc: divida a massa em 4 partes e abra cada parte em uma bancada bem limpa com farinha polvilhada até ficar bem fina (aproximadamente 0,5cm)- se tiver um rolo ou equipamento para massas, melhor. Corte ou recheie no formato que desejar. Cozinhe em água fervente por 2 minutos.
Use a criatividade, teste, crie e depois compartilhe!
