Nosso corpo tem uma ótima faxineira, um super antioxidante celular envolvido em processos de adoecimento, envelhecimento, funções cognitivas e muito mais. O nome dela é glutationa. Ela limpa as células e ativa o sistema imune. Essencial para uma vida saudável, seus níveis dependem da qualidade da alimentação, poluição, toxinas, stress, infecções e radiação.
Esta molécula se junta às toxinas e as carrega até formas de elimina-las do corpo (bile e fezes). A todo o minuto, estamos entrando em contato com toxinas e produzindo “lixo celular” e quanto maior e mais rápido for nosso processo de limpeza, mais saudáveis seremos.
O corpo produz um pouco, mas a alimentação saudável fornece matéria prima para que tenhamos quantidades ideais deste combinado de aminoácidos. Na lista de alimentos que elevam os níveis de glutationa estão (Dica: copie e faça desta sua próxima lista de compras do supermercado):
Brócolis
Couve de bruxelas
Repolho
Couve-flor
Abacate
Pêssego
Melancia
Canela
Cardamomo
Cúrcuma
Tomate
Ervilha
Alho
Cebola
Pimentão vermelho
Outro meio eficaz de elevar os níveis de glutationa é fazendo exercício. Nada muito novo. Comidas que dificilmente alguém não considera saudáveis e um hábito essencial – o exercício. Receita pronta para uma vida saudável livre de doenças.
Alguns suplementos também podem ajudar, mas devem ser usados sob orientação profissional. Pesquisas mostram que os seguintes suplementos aumentam a capacidade do corpo de livrar-se de toxinas: N-acetilcisteína, ácido alfa lipóico, folato, vitaminas do complexo B, proteína hidrolisada, selênio e milk thistle.