Dormir bem para viver melhor

“Uma boa risada e uma noite de sono são as melhores curas.” (Provérbio Irlandês)

sono
Quando pensamos em saúde integral, pensamos em qualidade de vida: uma boa alimentação, controle do stress, prática de exercícios, boas energias. Entre tudo isso, uma das coisas mais importantes não pode ser esquecida: nosso sono. A hora de dormir significa um terço de toda a nossa vida, são horas em que nosso metabolismo se modifica, que nosso consciente sai de cena, que nosso corpo se renova.
Um estudo canadense publicado recentemente mostrou que a hora do sono é de extrema importância na limpeza de toxinas acumuladas no cérebro. Acordados, produzimos toxinas e dormindo é o momento da faxina. Por isso, dormir pouco aumenta o risco de Alzheimer e outras doenças degenerativas ou problemas como o déficit de atenção.
A renovação do corpo todo também está relacionada a um bom sono. A Melatonina, hormônio cada vez mais conhecido e debatido, além de induzir o sono, inibe a proliferação de células tumorais e interfere na circulação sanguínea destes tumores. Ela também é um dos mais importantes reguladores da pressão arterial e da saúde vascular, explicando em parte o motivo de pessoas privadas de um sono de qualidade terem maiores índices de pressão arterial e de eventos cardiovasculares.
Menos de 7 horas de sono também provocam aumento de peso e perda de massa muscular. Isso acontece pois é apenas durante o sono que produzimos quantidades significativas de hormônio de crescimento, o qual não só nos mantém magros e jovens, como regenera todas as estruturas internas do corpo. Os hormônios relacionados a fome e saciedade também se alteram conforme a qualidade do sono: a leptina (saciedade) diminui em quem dorme pouco e grelina (fome) aumenta.
Sono e stress também estão intimamente ligados. O ciclo energético do corpo, coordenado pelo ciclo do cortisol, não fica bem equilibrado sem um bom repouso. Níveis elevados de cortisol prejudicam a renovação de neurônios, aumentam a resistência a insulina, degradam a saúde dos vasos e desequilibram outros hormônios, entre outros problemas.
Mas como manter tantas funções importantes e um equilíbrio na hora de dormir? Um bom colchão e travesseiro são importantes, mas muitas outras coisas são essenciais para que se tenha um sono de qualidade e eficaz nas tantas funções que este momento representa para nosso corpo. Aqui vão algumas dicas:
– Tente deitar cedo. Seu relógio biológico não foi criado para um ritmo acelerado e começar a dormir de madrugada. Os hormônios como Melatonina e GH têm horários específicos a serem produzidos e precisam de um estado de sono profundo para isso.
– Mantenha níveis adequados de magnésio. O funcionamento bioquímico do cérebro e o relaxamento dos neurônios depende também deste mineral. Para isto, adapte a alimentação e use frequência de magnésio. Se necessário, pode-se procurar também a suplementação ponderal deste mineral.
– Medite. O horário ideal para a meditação não é antes de dormir, mas ela pode ajudar muito a acalmar a mente e desviá-la de sentimentos e energias ruins acumuladas durante o dia. Um exemplo é a meditação de compaixão que consiste em respirar fundo e focar o pensamento em uma pessoa que lhe perturba e visualizá-la tendo atitudes mais coerentes com o que você gostaria, exercitando o amor e o perdão.
– Faça coisas relaxantes antes de deitar como banho de imersão ou escutar música em um ambiente iluminado com velas. Isto vai desacelerar seu cérebro e permitir que seu corpo chegue a um estado de sono profundo mais rapidamente. Frequências que regulam o stress como Centralis e Conscencius também podem ajudar muito.
– Deixe para amanhã. Escreva os problemas e expectativas que lhe preocupam e deixe esta lista de lado até o próximo dia. Este método também ajuda a relaxar e não passar toda a madrugada pensando ou sonhando com trabalho e outras coisas a resolver.
– Faça exercícios. A prática de exercícios ajuda a balancear o movimento do cortisol além de produzir hormônios que ajudam no relaxamento e em um sono de mais qualidade. Lembrando que algumas pessoas podem ter níveis de cortisol elevados e ficarem agitadas exercitando-se à noite, e o ideal e mais fisiológico é fazer exercícios pela manhã.
– Livre-se de muita poluição eletromagnética. As energias de aparelhos como televisão, computador, celular e outros interferem na frequência do cérebro, muitas vezes não deixando que as ondas se modifiquem apropriadamente. Você também pode ajudar a equilibrar a frequência e as ondas cerebrais com o uso de Mentalis.
– Fitoterápicos. As plantas possuem diversos poderes e propriedades que atuam de diferentes meios beneficiando o sono. A lavanda como essência no ambiente ou travesseiro melhora o sono. Valeriana pode ser usada ponderal ou frequencial. Outra substância ótima, a L-theonina (derivada do chá verde) ajuda a controlar o stress durante o dia e melhora o sono aumentando e aperfeiçoando os ciclos profundos.
– Faça uma desintoxicação. Segundo a medicina chinesa, os órgãos têm diferentes horários para um maior trabalho e problemas de sono no início da madrugada podem estar relacionados a sobrecarga no fígado ou vesícula. Uma dieta e tratamento completo para desintoxicação devem ser feitos sob orientação de profissional qualificado que pode indicar dieta, nutracêuticos importantes como o Ômega 3 e freqüências auxiliares.
– Evite televisão e computador antes ir deitar e durma no escuro completo. Durante o dia, é a luz azul do sol que faz com que fiquemos acordados, e a ausência dela à noite nos permite dormir. A luz do fogo ou de uma vela afeta pouco ou nada nosso sistema hormonal noturno, porém a frequência azul irradiada por eletrônicos mimetiza a luz do dia e exerce um efeito de inibição na secreção de Melatonina.
– Use tecnologia para amenizar a tecnologia. Na vida moderna, ao final do dia, é difícil alguém não ter algum trabalho, leitura ou atividade usando seu computador, telefone, tablet ou televisão. Já que é inevitável, existem óculos e aplicativos que adaptam a frequência da luz emitida para que esta se torne pouco ou nada prejudicial à secreção de hormônios, como se fosse a luz do fogo. Um programa interessante e eficiente que adapta a freqüência da tela conforme hora do dia se chama F.Lux e pode ser baixado gratuitamente no site justgetflux.com.
Quando se pensa em saúde integral, seja com freqüências, meditação, hábitos mais saudáveis ou auxílio de fitoterapias e tecnologia, o importante é procurar o equilíbrio e encontrar uma ótima noite de sono!

Deixe um comentário