GH: o hormônio da beleza e juventude

Você já ouviu falar em hormônio de crescimento (GH)? Este hormônio é muito importante para todas as idades e essencial para a saúde. Ele tem funções ótimas de renovação e criação de um metabolismo mais saudável. Além de fazer as crianças crescerem, ele mantém a juventude, regenera os órgãos, queima gordura, aumenta a massa muscular, firma a pele,… enfim, faz tudo que alguém espera ter. A partir dos 30 anos, os níveis de GH começam a cair bruscamente até que vão ficando muito baixos e a pessoa vai envelhecendo cada vez mais.

O GH tem um perfil bastante complexo, uma liberação que oscila muito e sua suplementação artificial, além de ser bastante cara, pode trazer riscos e efeitos colaterais, além de não ter todos os benefícios dos picos naturais. Felizmente, existem maneiras naturais e saudáveis de elevar bastante os níveis e aproveitar todos os benefícios que ele traz:

1- Dormir: O GH é produzido em diversos picos durante o dia, e é durante o sono que o maior deles acontece, especialmente na fase de sono profundo e até as 2h da manhã. Em homens, este pico é ainda mais importante. Vale lembrar que em todas as idades, a presença de luz, por menor que seja, inibe o pico de GH durante o sono.

2- Comer menos açúcares e carboidratos: O GH e a insulina são opostos e um baixa os níveis do outro. Quando alguém ingere açúcar, doces, pães, bolos, arroz, ou até frutas os níveis de insulina aumentam e os picos de GH são inibidos. Logo, quando quiser ter níveis altos deste hormônio, evite este tipo de alimentos nos horários que tentar estimular sua produção, pois mesmo os mais saudáveis vão acabar atrapalhando.

3- Fazer exercício: Todos os exercícios melhoram os níveis de GH, mas a maioria faz isso muito discretamente. Porém, uma forma de exercício estudada recentemente demonstra aumentos significativos em qualquer idade. O exercício em “picos”. Significa colocar o corpo em movimentos muito rápidos e curtos, entre 10-30 segundos de corrida na velocidade máxima que alguém consegue, por exemplo. Apenas 5 picos de 10 segundos feitos uma vez por semana já demonstraram melhora na composição corporal, humor e saúde de muitas pessoas. O ideal é que se faça 8 picos divididos entre períodos curtos de recuperação (aproximadamente 2 minutos), e no máximo em dias intercalados, pois o corpo precisa de um tempo para se recuperar das “explosões”. corrida

Logo, se quiser ficar mais jovem, com pouca gordura, maior massa muscular, a pele firme e com o corpo renovado, durma bem, evite açúcares e faça exercícios de explosão. Vale subir uma escada e parte dela bem rápido, correr devagar e durante alguns segundos acelerar, fazer o mesmo andando de bicicleta, na natação, ou qualquer outro lugar!

Deixe um comentário