Os animais e a poluição: o que eles estão nos mostrando?

Vivemos em um mundo cheio de químicos e poluentes, disso todo mundo sabe. Mas a dimensão disso é pouco conhecida ou discutida. Nossos bichinhos de estimação mostram que devemos nos preocupar: não só a saúde dos animais está extremamente comprometida, como eles estão uma etapa adiante no problema que mais tarde vai acontecer em humanos. sickdog

Explico: somos uma equação do quanto absorvemos de toxinas menos a nossa capacidade de limpeza e regeneração. Existe uma alga praticamente imortal, pois esta tem uma capacidade de regeneração incrível, logo, no lugar de envelhecer ou adoecer, a alga se renova o tempo todo. Os animais domésticos vivem menos tempo pois possuem menos capacidade de regeneração e desintoxicação que os humanos, e é também por isso que os estragos da poluição aparecem amplificados nos mesmos.

Uma pesquisa mediu níveis de 35 produtos químicos em cães e a maioria deles aparecia em concentrações muito maiores que as encontradas em humanos. Destes produtos, 11 são altamente carcinogênicos, o que ajuda a explicar o fato de cães apresentarem taxas altíssimas de câncer quando comparados a humanos: 35x mais câncer de pele, 4x mais câncer de mama, 8x mais câncer nos ossos, 2x mais leucemia. Infelizmente, hoje em dia, 1 em cada 4 dos nossos cachorros morre de câncer.

O Teflon, produto usado nas panelas pretas para deixá-las antiaderentes, é conhecido por matar pássaros quase instantaneamente quando aquecido. Ele é encontrado em altas doses nos cães, o dobro que a concentração em humanos. Neles, esta intoxicação está associada a diversas doenças e redução do tempo de vida. Isso faz pensar: será que é tão ruim assim esfregar o fundo da panela de inox ou de ferro? Se você não suporta a idéia, hoje já existem as panelas de cerâmica, que grudam ainda menos que o Teflon e não prejudicam a saúde.

Os gatos nos alertam para um outro problema da vida moderna: os químicos que desregulam a tireóide. Muito sensíveis a estes, os felinos apresentam altíssimos índices de problemas hormonais quando adultos e essa é uma das principais causas para seu adoecimento. Cientistas acreditam que os gatos apresentem níveis incrivelmente mais altos de plásticos e outros químicos pelo fato de se lamberem e acabarem por ingerir os poluentes que estão nos pelos, o que causa uma absorção bem maior.

Os cavalos são bem mais fortes, vivem praticamente o dobro de cães e gatos. Porém, uma tragédia matou diversos cavalos intoxicados por ansênico após ingerirem madeira tratada ao morderem as cercas feitas dela. A mesma madeira com que fazemos decks por toda a parte e muitos parquinhos para nossas crianças. Sorte nossa que não temos dentes tão fortes…

Na sociedade moderna, existem muito mais famílias com animais de estimação do que com crianças pequenas. Eles já fazem parte da vida de muitos e mesmo assim, não existe um cuidado ou regulamentação para sua comida, brinquedos ou medicamentos. Os brinquedos são altamente tóxicos, cheios de plásticos nocivos; os medicamentos para parasitas muitas vezes idênticos a terríveis agrotóxicos e a comida a maioria das vezes contaminada por pesticidas, químicos nas embalagens, antibióticos e metais pesados.

Nossos animais estão cada vez mais doentes e sua genética não mudou em poucos anos, o ambiente sim. Cuidar melhor deles é cuidar de nós mesmos já que sua fragilidade serve como um amplificador para os problemas que a vida moderna está trazendo para todos os seres vivos do planeta. Sofrem mais e primeiro aqueles que são mais ingênuos e indefesos.

Deixe um comentário