Em uma visita recente ao zoológico, comecei a observar os animais que lá vivem. É incrível o que estar fora do habitat natural faz com um ser vivo. Os leões, tigres e ursos são os mais marcantes. Eles possuem um espaço muito pequeno, não podem caçar e nem correr. São atrofiados, magros, com pouca musculatura. Imagino que não sobreviveriam muitos dias se fossem largados na selva depois de adultos. Como nós.
Já vivemos tão distantes de nossa natureza que nos tornamos frágeis, doentes, doloridos. Quantas pessoas você conhece que reclamam de dor nas costas? Ou possuem algum tipo de alergia, doença crônica? Os estressados, insones e agitados nem peço para contar…isso tudo são coisas que fogem do nosso natural, problemas decorrentes da evolução de um organismo funcionando às avessas.
Uma das principais formas de prevenir tudo isso é o exercício. Nossa coluna é estruturada por músculos, nossas articulações são estruturadas e protegidas por músculos, nosso corpo todo é sustentado por músculos. E não usá-los gera problemas, dor, doenças. Aí entramos no perigoso círculo vicioso do sedentarismo. Não fazemos nada porque temos dor, então temos cada dia mais dor. A dor nos deixa estressados, o stress queima nossa musculatura e sentimos mais dor. Começamos a comer errado pois estamos ansiosos e perdemos mais massa muscular, mais dor. Até que chega um ponto em que ou convivemos com a dor, ou com um monte de remédios.
É preciso sair disso o mais rápido possível! Alguns casos já estão evoluídos, mas isso não quer dizer que com a ajuda de um bom profissional de educação física ou fisioterapeuta a pessoa não possa aos poucos voltar a se fortalecer e trocar a dor por um organismo forte e saudável. Poucos danos são irreversíveis e mesmo uma articulação gasta ou estragada funciona melhor com uma boa musculatura a sustentando.
Viver sem dor: um direito e dever de todos. Literalmente lute contra isso com todas as suas forças!