Os benefícios da couve assim como de outros vegetais verdes vão além de proteger e curar de doenças. São muitos os pontos positivos destes alimentos também para o planeta. Com quase 7 bilhões de pessoas precisando de alimentos e uma parcela muito pequena produzindo algo, fica cada vez mais difícil controlar a poluição e desmatamento. Os verdes são fáceis de plantar, crescem rápido e são fonte de macro e micro nutrientes importantíssimos.
Se quiser tentar, é possível plantar até uma couve em um vaso. Ele deve ter no mínimo, 40 cm de altura. A terra deve ser bem fértil e adubada. Coloque-a em um lugar onde bata pelo menos 4 horas de sol todos os dias. As regas devem ser frequentes para manter a terra sempre úmida. Se secar, sua couve vai murchar rapidamente. Existem as mudinhas já prontas à venda em lojas de jardinagem e um único pé dura aproximadamente 1 ano.
Se não for pela humanidade, faça por você: a couve tem efeito anti-inflamatório e é um daqueles anti-oxidantes que protege diretamente a replicação do DNA. Só isso já previne uma lista completa de doenças que vão de hipertensão a câncer passando por todas as auto-imunes já que todas têm em comum um estado inflamatório alterado. Ela também é rica em substâncias que melhoram a imunidade deixando a pessoa mais forte contra infecções, entre elas vitaminas A e C. Além disso, dela conseguimos boas doses de ferro e cálcio, sendo que estes dois nutrientes possuem biodisponibilidade melhor, ou seja, são melhor aproveitados que quando adquiridos da carne ou leite.
A falta de fibras é um dos principais problemas na alimentação de quase todas as pessoas. Solução? Comer muita couve. Uma porção dela oferece 5% das fibras recomendadas e ainda 2g de proteínas. Além de tudo isso,é fonte de Ômega 3, de importância já explicada em outro post neste blog.