Para os que se inspiraram no post sobre o Ômega 3, aí vai uma receita deliciosa, rápida e prática para aumentar o consumo deste nutriente. De carona, mais uma gordurinha boa do abacate e do côco. Riquíssima em nutrientes, e apenas com ingredientes frescos e crus, não é preciso sequer ter um fogão por perto! Para quem tem filhos, é uma boa oportunidade de ensinar-lhes a cozinhar já que até uma criança pode executar a receita que na verdade é uma simples e deliciosa mistura.
Ingredientes (porção para 4 pessoas):
– 400g de filé de Salmão (para sua receita ser saudável de verdade o ideal é um salmão selvagem fresco, mas é difícil encontrá-lo)
– Suco de 4 limões (mais ou menos 1 xícara de suco de limão)
– 2 colheres de sopa de leite de côco
– 3 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
-1 colher de chá de açúcar de palma tailandês*
– 2 colheres de chá de óleo de gergelim*
– ½ xícara de cebolinha fatiada bem fino
– ½ abacate cortado em fatias
Modo de fazer:
1. Corte o peixe em fatias bem finas, coloque num recipiente raso. Disponha de forma decorativa, em fileiras arrumadas ou formando um círculo com as fatias, intercalando com o abacate. Reserve
2. Numa tigela junte o limão, o leite de côco, o molho de soja, o açúcar de palma e o óleo de gergelim. Misture bem até ficar homogêneo
3. Despeje o tempero sobre o peixe e coloque a cebolinha
Dicas: Você pode incrementar a apresentação, servindo o peixe dentro de limões, ou fazendo rolinhos com fatias de salmão recheadas com abacate ou alface.
Pode-se fazer uma variação com salmão defumado ou atum fresco.
*Os ingredientes muito complicados como óleo de gergelim e açúcar de palma tailandês dão um toque especial mas podem ser eliminados sem grandes prejuízos ao sabor.