Esta receita é uma massa de pizza sem glúten, sem soja, sem lactose e sem grãos.
Não é porque se come bem que precisamos ser totalmente privados dos prazeres das “porcarias” populares. Quando se fala em melhorar a dieta, aumentar o consumo de oleoginosas, sementes e de vegetais todos ficam um pouco perdidos. Mas é possível fazer isso e ainda aproveitar muito!
Para a cobertura, gosto de usar a verdadeira Mussarella, que é a de búfalo. Para quem evita totalmente todos os leites, pode-se usar tofu, queijo de nozes, creme de alho ou outras coberturas.
– 1 xícara de “arroz de couve-flor”
– 2 xícaras de farinha de amêndoas
– 6 colheres de sopa cheias de fécula (batata, tapioca ou araruta)
– 3 colheres de sopa de farinha de linhaça
– 3 colheres de chá de farinha de alho (opcional)
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1 colher de chá de sal
– 1-2 colheres de chá de manjericão picado muito pequeno
– 1 ½ colher de sopa de óleo ou manteiga derretida (melhor manteiga clarificada, sem lactose)
- Faça o “arroz de couve-flor”- Coloque uma couve-flor fresca em um processador até ficar parecida com um arroz bem fininho. Coloque em uma panela e cozinhe com 1 colher de azeite de oliva por 6-7minutos e mexa até ficar uma massa macia.
- Pré-aqueça o forno a 180graus
- Misture a massa de couve-flor e os demais ingredientes. Mexa bem. A massa deve ficar firme e talvez um pouco pegajosa.
- Coloque uma folha de papel manteiga em uma forma de pizza e espalhe a massa na forma e espessura que desejar (eu deixei com 1cm mais ou menos). Se estiver grudando nas mãos, unte com um pouco de óleo.
- Coloque no forno por aproximadamente 20 minutos até as bordas começarem a dourar. Remova do forno, adicione a cobertura desejada e aqueça por mais 15 minutos aproximadamente (quanto mais tempo, mais crocante)
- Aproveite!