O hormônio de nome errado

vitdVocê já ouviu falar em vitamina D3? Pois é, ela não é nem nunca foi uma vitamina e sim um hormônio. Provavelmente um dos mais importantes e esquecidos do nosso corpo.
A D3 é sintetizada na pele após contato com sol, e pelo contato com os raios considerados ruins, aqueles do meio-dia que causam câncer de pele. Provavelmente, pelo fato de não vivermos mais pela floresta a céu aberto o dia inteiro, nossos níveis médios de D3 diminuíram muito e o considerado “normal” (que na verdade é o valor médio encontrado na população) não é tão benéfico quanto níveis mais altos.
A D3 tem funções fundamentais e a toda hora surgem novas descobertas de seus benefícios. Tradicionalmente usada para proteger os ossos e conhecida apenas por esta função, coisas bem mais importantes podem ser obtidas deste suplemento. Aqui estão algumas delas:
– Um importante protetor do sistema cardiovascular: a D3 previne problemas circulatórios, como infarto e acidentes cerebrais, e melhora a condição cardíaca.
– Prevenção do câncer: Através de estudos científicos, constatou-se que aproximadamente 20 tipos de câncer ocorrem com frequência imensamente menor em pessoas com níveis mais elevados de D3. As taxas diminuem entre 30 a 90% dependendo do órgão acometido.
– Modulador da imunidade: o D3 ajuda a manter a imunidade funcionando de maneira correta, ajudando quando se precisa de mais defesas, como em gripes e infecções ou acalmando um sistema imune exagerado nas doenças auto-imunes como asma, psoríase, etc.
– Analgésico (preventivo): não usado para tratamento agudo, mas diversos tipos de dor como enxaqueca e dor lombar podem ser prevenidos com níveis altos de D3.
– Anti-envelhecedor: o telômero é a ponta do DNA que vai diminuindo com a idade e é um dos motivos porque envelhecemos. Notou-se que quanto mais altos os níveis de D3, menor o encurtamento do telômero.
– Ajuda a emagrecer (!!): um estudo demonstrou que pessoas em dieta e com suplementação de D3 perderam mais peso que aquelas sem suplementação. Isso ocorre pois ela também ajuda a regular mecanismos de glicose e gordura, diminuindo a gordura abdominal, que é a pior que existe.
– Constatou-se uma frequência maior de ataques epiléticos em pessoas com níveis muito baixos de D3, o que indica que ela tenha uma função muito importante para o cérebro.
Eu acredito que tentar obter níveis ótimos de D3 a partir do sol é inútil. Realmente, o planeta está mudado, os raios estão bastante agressivos e as consequências desta exposição realmente podem ser ruins. Acho que a solução é uma suplementação constante e para todos. A D3 é extremamente segura e com poucos casos relatados de superdosagens sem consequências graves, mesmo assim, para atingir níveis desejáveis é preciso uma suplementação em doses altas e isso não deve ser feito sem acompanhamento e monitoramento por um profissional responsável.

Deixe um comentário