Medicina Pré-concepção

fecundAtualmente, apesar de crescente, o foco na prevenção ainda é pequeno e bastante primário. Pensar em prevenção deveria ser pensar em já gerar um ser saudável e perfeito. Para isso, é preciso cuidar dos pais desde antes da concepção. Exagero? Explico porque não: muitas vezes, a medicina pré-concepção limita-se ao uso de um polivitamínico rico em ácido fólico, mas existe um mundo de conhecimentos e necessidades além disso.
Primeiramente, temos o aspecto mental e espiritual dos pais. Uma criança imita e absorve tudo desde o seu nascimento. Um ambiente de ansiedade é claramente refletido na saúde física e mental de um bebê. Preparar a mente para as mudanças incríveis de vida que ocorrem com um filho é um passo muito importante.
E o corpo? A saúde da futura mamãe deve estar o mais balanceada possível para que evite-se abortos, problemas durante a gravidez, partos pré-maturos, bebês com baixo peso ou outros pequenos problemas que por serem muito comuns são tidos como naturais. E não são.
A tireóide, órgão que controla o fornecimento de energia do corpo, deve estar perfeitamente equilibrada. Não só normal, ótima. Para isso, uma das medidas mais importantes é o controle do stress. Essa glândula também depende do bom funcionamento do intestino para funcionar plenamente.
Equilibrar o intestino é medida essencial para que a mulher possa absorver todos os nutrientes necessários para gerar um novo ser, além de eliminar as toxinas indesejáveis que serão passadas para o feto. Infelizmente, é incontável o número de mulheres constipadas que engravidam e maior ainda as que desenvolvem constipação durante a gravidez.
Eliminar toxinas é muito mais que prevenir inchaço ou mal-estar. O bebê é totalmente nutrido pela circulação da mãe e junto com nutrientes vão centenas de toxinas presentes no corpo dela. Hoje, encontra-se em média mais de 250 toxinas em um cordão umbilical. É impossível eliminarmos tudo ou nos isolarmos da vida normal, mas podemos aliviar a mulher de muito da sua carga tóxica antes que tudo isso afete seu descendente.
Outras medidas como ajustes em tratamentos, alimentação e suplementação funcionam muito melhor quando adotadas antes mesmo da concepção. Preparar-se para conceber um novo ser envolve muita coisa, mas por um filho se faz qualquer coisa mesmo que ele ainda seja só um sonho.

Deixe um comentário