Colesterol: essencial para a saúde

Há muitos e muitos anos, um estudo mostrou que níveis elevados de colesterol no sangue aumentavam o risco de infarto, acidente vascular cerebral e outras doenças de circulação. Isso é verdade. Mas nem o estudo e nem ninguém até hoje comprovou que o colesterol que ingerimos na dieta nos deixa doentes. Como assim? Não preciso cortar carnes gordas, ovos e manteiga da minha dieta? Geralmente não.

Pesquisas mostraram que a ingesta de colesterol na dieta eleva muito pouco os níveis de colesterol no sangue. Algo perto de 1% no máximo. Ou seja, se seu colesterol for 180 e você comer 1 ovo todos os dias o máximo que ele vai subir é para 182. Grave, não? Comer ovos todos os dias não aumenta significativamente o colesterol, vários estudos já demonstraram isso. Tudo isso porque nosso intestino tem uma capacidade bastante limitada de absorver gorduras e depois que o máximo é atingido ele simplesmente as elimina.

Voltando ao colesterol: ele está no nosso corpo por um motivo e não é para entupir artérias. O colesterol é precursor de diversos hormônios sexuais, inclusive da testosterona, hormônio responsável por manter a massa magra e saúde do coração. De repente, baixar demais o colesterol de alguém não parece tão boa idéia.

Então não tem problema comer um monte de gordura animal todos os dias? Depende. As gorduras (assim como tudo no corpo) devem ser balanceadas. Logo, se você consumir a mesma quantidade de azeite de oliva e peixe que de gordura animal, tudo bem. Precisamos de diversos tipos de gordura em diversas proporções. Só uma delas o consumo pode e deve ser zero: gordura trans. Dessa ninguém precisa e é a mais consumida, está em praticamente tudo o que é  industrializado. As comidas em pacotes não apodrecem porque ela é incompatível com a vida das bactérias. E não subestime as pequenas, seu corpo também não tem a mínima idéia do que fazer com essas gorduras estranhas que não existem na natureza e gasta muita energia e nutrientes para eliminá-la.

Agora que você sabe disso, repense: margarina (aproximadamente 58% da gordura é trans) x manteiga (100% da gordura é animal). Qual é melhor e mais natural comer?

PS: o ômega 6 que muitos alimentos “saudáveis” divulgam ter altas concentrações com orgulho virou uma das gorduras mais desproporcionais e consumida em quantidades exageradas. Nessas condições ele é bastante prejudicial.

Deixe um comentário